Empresas de Alto Desempenho

Por que empresas aparentemente tão similares apresentam muitas vezes resultados tão diferentes? A resposta está na Alta Performance, termo vindo dos Estados Unidos (High Performance Companies) já consolidado no vocabulário empresarial. Mas como são empresas de Alta Performance?

Independentemente da linha de negócio ou de seu tamanho, as companhias que sustentam crescimento e lucro excepcional possuem características notavelmente similares. Estas companhias de alta performance têm um perfil inconfundível que as distingui das empresas comuns, este perfil inclui características distintivas na cultura corporativa, nas pessoas e nos sistemas gerenciais.

Cultura do Desempenho Elevado

Quando você passa algum tempo em uma organização de alta performance, você começa a perceber que está em um lugar especial. Está no ar e no rosto da pessoas. Não se trata de uma tecnologia ou técnica especial, mas uma combinação de atributos que faz desta companhia um lugar emocionante e desafiador para se trabalhar. Sete atributos-chave diferenciam a cultura de companhias de alta performance:

1. Visão Clara e Inspiradora

As companhias de alto desempenho têm uma visão simples e inspiradora para o futuro. Esta visão serve como uma cola cultural e uma referência para todos os funcionários, ela é fácil de compreender e é um retrato do que a companhia quer se transformar no futuro, devendo ir além de simplesmente fazer dinheiro, mas fazendo. A visão da Disney é “fazer as pessoas felizes” e é um exemplo claro de como esta visão deve ser simples e buscar um propósito que traga orgulho nas pessoas de fazer parte dela, e que no caso da Disney pode ser medida pelos sorrisos espalhados pelos parques temáticos da empresa que se refletem em seu faturamento.

2. Mentalidade de “acreditar no futuro”

Esta mentalidade de “acreditar no futuro” permeia a cultura de uma organização de alta performance. Todos acreditam que a visão do negócio trará determinado sucesso para o funcionário e para a empresa. As pessoas têm seus interesses próprios, mas acreditam também em algo maior. Elas têm um forte senso de identidade com a organização e agem como se fossem donos.

3. Valores que acreditam

Se expresso formalmente ou implícito na maneira como o negócio é conduzido, três ou quatro valores guiam as empresas de alta performance. Simples e geralmente baseados em algum apelo emocional, estes valores são imperativos corporativos. Jack Welch, ex-CEO e ex-professor da escola de executivos da GE, cultivava o valor autoconfiança como essencial para o sucesso dos funcionários, adicionado a velocidade e a simplicidade estas serviam como as “regras básicas”, ou seja, os valores que governam o comportamento dos funcionários da GE, uma das companhias mais respeitadas do mundo.

4. Orgulho e Desconforto

Enquanto os funcionários estão extremamente orgulhosos com sua companhia, eles estão também desconfortáveis com seu desempenho atual. Estas empresas de alta performance têm um compromisso com a aprendizagem de cada erro e de cada sucesso. O desconforto é diário assim como a cobrança, e o orgulho vem quando as pessoas percebem que atingiram suas metas, e principalmente quando vêem que as atingiram indo além do que achavam que poderiam ir.

5. Respeito

As organizações de alta performance raramente utilizam-se do medo para motivar os empregados. Muito mais profundo do que o medo (um motivator eficiente a curto-prazo em alguns casos) está o impulso por ganhar e manter o respeito do outro; e este é o princípio que governa o comportamento dos executivos em companhias de alta performance. Ainda, a percepção que podem ser melhores amanhã do que são hoje, e isso só depende delas e de muito trabalho. O instinto de ser o melhor é o grande motivator destas empresas.

6. Relacionamentos de longo prazo

Em um mundo corporativo aonde mudar de trabalho com certa frequência pode parecer uma boa estratégia de carreira, a maioria dos funcionários de alta-performance acreditam que os relacionamentos a longo prazo são o caminho para o sucesso pessoal e profissional. Porém elas precisam enxergar que a empresa está na mesma velocidade delas. Assim, as empresas precisam trabalhar as expectativas de curto e médio prazo também. Afinal, pessoas de alto desempenho não têm muito tempo para esperar. E quem ganha com isso é a empresa.

7. Divertimento

Se esta é uma causa ou um efeito é difícil dizer. Nestas empresas de alta-performance o sucesso é comemorado diariamente. O desempenho elevado é comemorado e reconhecido pelo time e pelos líderes. Mais do que apenas sorrisos, estas companhias tem uma preocupação efetiva em construir uma cultura de desempenho que dê prazer e desafie as pessoas a trabalhar todos os dias.

A sua empresa é de Alto Desempenho?

Você quer transformar a sua empresa em uma Empresa de Alto Desempenho?

 

Clique Aqui